quinta-feira, 19 de março de 2015

"Eu verso buakamukua" Um resgate dos diferentes falares africanos no Brasil!

No mês em que o Rio de Janeiro comemora seus 450 anos (março de 2015), e ainda ás vésperas do Dia Internacional de combate à discriminação racial (21 de março), a Livraria da Travessa, Editora All Print e autora Dayse Marcello, lançaram livro “Eu verso buakamukua” no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro.
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. É o museu/centro cultural mais visitado do Brasil e o 17º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2013).  É uma rede de espaços culturais geridas e mantidas pelo Banco do Brasil, com o objetivo de disseminar a cultura pela população, atualmente, encontra-se instalado em quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
A tarde de autógrafos no CCBB, realizada no dia 18 de março, reafirmou para sociedade carioca a necessidade do entendimento do Brasil em sua pluralidade. Também chama atenção para necessidade da utilização do espaço cultural enquanto veículo de preservação e divulgação da memória sócio histórica do desenvolvimento do Brasil e a inegável contribuição dos povos africanos.
Diversos leitores de diferentes perfis, tiveram a oportunidade de conversar com autora e conhecer a obra.  Professores, publicitários, jornalistas, radialistas, estudantes, gestores, critícos literários, imigrantes, entre outros, adquiriram o livro e registraram comentários e críticas muito positivas da obra.
A palavra buakamukua significa diferente. O livro “Eu verso buakamukua” é uma singela contribuição à implementação da Lei 10.639 nas Escolas. Ele destaca questões de gênero, da existência, além de destacar a contribuição do povo negro na constituição do vocabulário da língua brasileira. Palavras africanas abrasileiradas e /ou incorporadas em nosso vocabulário. Como disse Lélia Gonçalez: No Brasil não falamos o português, falamos o "Pretuguês"!
A ideia central do livro é mostrar ao leitor, através da linguagem versada, o quanto de “africano” falamos todos os dias no português brasileiro. É muito fácil identificarmos, por exemplo, palavras do idioma inglês presentes em nosso vocabulário, mais não é nada fácil identificarmos as palavras de origem africanas. A proporção de que o conhecimento da herança linguística africana chega ao leitor isso faz com que surja um fortalecimento da identidade étnica e social, além da preservação da memória e história dos povos africanos trazidos como escravos para o Brasil.
Muitas literaturas tem sido escritas com estes objetivos, mais poucas são as que ousaram falar especificamente disso através de versos e poemas. Neste sentido o livro tem sido muito bem aceito e recomendado por leitores.
O leitor lê o poema e quando vira página descobre que as palavras destacadas no poema são de origem africana, bem como a região da África que ela está referenciada e seu significado que a levou a ser incorporada em nosso vocabulário.
A chegada do livro ás Livrarias da Travessa é a culminância de uma significativa tragetória do livro em espaços culturais, sociais e educacionais, durante um ano.  De março de 2014 a março de 2015. Vale a pena conferir!
O livro custa R$ 20,00 e já se encontra disponível para compra nas lojas das Livrarias da Travessa.

Lançamentos
O livro foi lançado pela primeira vez no Teatro da Casa de Cultura de Nova Iguaçu no dia 13 de março de 2014 com um público de formadores de opinião, amigo(a)s e gestore(a)s. é importante destacar a presença da Secretaria Municipal de Assistência Social, e dos representantes do Secretário de Cultura e da Secretária de Educação. 

No dia 28 de março, realizamos o segundo lançamento na Cidade de Nilópolis dentro de uma Escola Municipal com um público pra lá de bom. Alunos, pais, professores, Gestores (destacando a Coordenadora de Políticas de Igualdade Racial e o Secretário de Educação).
Uma meta estabelecida para o livro foi a realização de uma jornada, prioritariamente pela baixada fluminense e interior do Estado, divulgando o livro e conquistando diferentes leitores. O que tem ficado claro nestas centenas de livros vendidos, é que a rede escolar tem gostado do material e alguns municípios já estão em processo de compra para rede escolar. Professores, em sua maioria, tem indicado o livro para leitura, e isso tem sido muito positivo!



Programa de televisão




O PROGRAMA ORI NA TV COMUNITÁRIA/RIO (CANAL 6 DA NET)

Tem como objetivos valorizar a Cultura e a Religiosidade Afro, trazendo esclarecimentos pautados nas Tradições e em pesquisas fundamentadas. Neste contexto a escritora foi entrevistada no programa que foi ao ar no dia 05 de maio de 2014. 
Programa de rádio


RÁDIO METROPOLITANA AM 1090(RJ) RÁDIO BANDEIRANTES AM 1360 (RJ)
No dia 17 de junho de 2014, autora foi entrevistada ao vivo no programa de rádio MELODIAS DE TERREIRO. Reprisado três vezes na semana, durante quinze dias.






Bienal Internacional do livro em São Paulo



No dia 26 de agosto de 2014 o livro foi lançado na Bienal Internacional. O lançamento foi um verdadeiro sucesso que resultou na aquisição do livro por várias Escolas Públicas de São Paulo.






















IV Colóquio Cultural da Baixada Fluminense: Cultura, identidade e manifestações artísticas afro-brasileiras.

No dia 16 de setembro de 2014 autora foi convidada e participou do IV Colóquio Cultural, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. A exposição sobre o livro e a troca com outros autores e mestres da academia produziu críticas literárias muito positivas. O evento aconteceu na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

 I Seminário Internacional Fela Kuti da UERJ
No dia 14 de outubro de 2014 autora foi convidada a participar do I Seminário Internacional da UERJ que homenageou FELA KUTI, tendo como foco “A educação, os movimentos sociais e a África que incomoda”, realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Campus Maracanã. Autora realizou uma oficina com tema do Projeto “Inventário dos falares africanos no Brasil” e na ocasião o livro subsidiou a discussão como modelo de produção possível no resgate linguístico dos diferentes falares africanos no Brasil.

Seminário Mulheres Negras, Arte e Cultura na Baixada Fluminense: Vozes, Olhares e Práticas
No dia 21 de outubro de 2014 autora foi convidada a participar a mesa expositora do Seminário Mulheres Negras que foi realizado no auditório do IFRJ. A partilha da experiência de produção do livro com os alunos universitários foi um sucesso.



2º Festival Leitura Interativa Mesquitense – FILM
Autora foi convidada a lançar o livro no FLIM. O lançamento aconteceu no dia 08 de novembro de 2014, na Vila Olímpica, Café Literário, município de mesquita. A FLIM bem como o lançamento do livro, foram sucessos absoluto.

Caldo de Cultura
No dia 14 de novembro de 2014 a equipe de produção do Sarau Caldo de Cultura, em homenagem a Consciência Negra, convidou autora participar com entrevista exclusiva sobre o livro. O Caldo de Cultura é uma importante atividade que aglutina os principais artistas, alunos, professores e cidadãos na Praça da Telemar em Mesquita. Está na sua 9ª edição e já é um sucesso.  

Sarau Kizomba Poética
No dia 18 de novembro de 2014 autora realizou com a poeta Roberta Miranda uma performance poética no Sarau Kizomba. Os realizadores do evento homenagearam autora com Fanzine divulgando as poesias do livro buakamukua.


Evento: “A importância da cultura negra e a real contribuição dela para a construção de nosso país”.
No dia 19 de Novembro de 2014 autora realizou uma palestra na Escola das Artes Técnicas Paulo Falcão – EAT (FAETEC), com foco na produção do livro e na importância do resgate dos falares africanos no Brasil.


 Sarau de ideais no Quiosque da Rede Globo
O dia 20 de novembro de 2014 foi comemorado com estilo pela autora divulgando o livro no Sarau de Ideias da Rede Globo em Copacabana, RJ, a convite do Sarau Mulheres de Pedra. Centenas de pessoas aglutinadas no quiosque tiveram a possibilidade conhecer um pouco da contribuição linguística dos povos africanos no Brasil. 




 Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti
Autora participou da Trilha da Diáspora Africana (TD): Destinada a estudiosos da academia ou a pessoas que produzem o saber popular sobre os movimentos e registros relacionados à diáspora africana. A TD aconteceu no dia 21 de novembro de 2014 na FLIDAM em São João de Meriti, RJ.












Bienal do livro em Minas Gerais
O livro foi lançado no dia 23 de novembro de 2014 em Minas Gerais na Bienal do livro. A experiência de troca com profissionais da educação, alunos, cidadãos e leitores foi de muita espontaneidade. Os leitores se sentiam atraídos por uma leitura com proposta “diferenciada e inovadora”, diziam os leitores. Foi um sucesso.










← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário