domingo, 11 de novembro de 2012


Feira Preta Cultural chega à sua 11ª edição

Fonte: Geledés
Evento será realizado a partir de domingo (11) na Casa das Caldeiras, em São Paulo, com o tema "O Poder da Mulher Negra”.
Tem início neste domingo (11), em São Paulo, a 11ª edição da Feira Preta Cultural. O evento será realizado na Casa das Caldeiras e comemora o mês da Consciência Negra com o tema "O Poder da Mulher Negra".
Promovido pelo Instituto Feira Preta, a feira conta com atividades culturais, seminários e oficinas. Está confirmada a participação de cerca de 50 expositores, dentre eles artesãos, artistas plásticos, estilistas, designers, chefes de cozinha e músicos, tanto da capital paulista como de Estados como Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
Uma novidade desta Feira é o tema do Turismo Afro, realizado em parceria com a CONE, SP Turis e a Secretaria de Estado de Turismo e TUR SP.
A poetisa Elizandra de Souza lançará seu livro “Águas da Cabaça” durante o evento. O livro reúne poemas de mulheres negras em diferentes protagonismos e ilustrações de Salamanda Gonçalves e da artista plástica Renata Felinto. A obra faz parte do projeto MJIBA – Jovens Mulheres Negras em Ação, selecionado pelo Programa VAI 2012.
O Projeto A Cor da Cultura exibirá seu acervo de vídeos apresentados no Canal Futura e a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop fará uma intervenção cultural durante o evento.
As crianças também serão contempladas durante a Feira Preta, no Espaço Brinquedoteca organizado pela Ashoka. O espaço “É brincando que se muda o Mundo” traz uma série de programações e atividades que estimulam as crianças a desenvolverem sua capacidade de transformar o mundo com muita criatividade, brincadeira e alegria.
O Ilú Obá de Min será a atração musical levando para a Feira Preta a musicalidade, ritmo e a cultura afro-brasileira.
Ilú Obá de Min
O Bloco Afro Ilú Oba De Min é uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial, trazendo para a região urbana a beleza de antigas tradições. O trabalho coordenado pela arte-educadora e musicista Beth Beli , que desenvolve pesquisa sobre matrizes africanas e afro-brasileiras a mais de 20 anos objetiva a inserção de mulheres, crianças e adolescentes através da arte nos aspectos que compreende a cultura negra e no estudo das influências africanas na cultura brasileira.
A finalidade destes estudos, assim como das oficinas de percussão realizadas, é apropriar-se da nossa história e recontá-la a partir da memória musical, corporal e artística existente no Candomblé, no Jongo, no Maracatu, na Ciranda, entre outras expressões genuínas da cultura popular, explorar a diversidade cultural e rítmica da música brasileira advindas do legado deixado por ancestrais africanos.
No dia 11 de novembro, a entrada será feita por meio da doação do "Kit Natal", (um pacote de fraldas, um brinquedo novo e um quilo de alimento não perecível). O material será doado às vítimas de incêndios das favelas Alba, Moinho, Paraisópolis e Vila Prudente. Para participar do primeiro dia da Feira, os interessados devem ser inscrever antecipadamente no site do evento.
A feira acontece até 17 de novembro.
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (estudantes)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário